quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O programa esportivo mais antigo do Brasil é nosso

Mesmo Araçatuba sendo uma cidade sem memória radiofonicamente falando, ela como já dito aqui em postagens anteriores tem uma história riquíssima. E é mais uma delas que a Terra do Rádio tem o orgulho de contar agora.

Ontem, 9 de setembro de 2009, comemoramos os 70 anos da Resenha Esportiva transmitida pela Cultura AM 1340. O programa foi ao ar pela primeira vez em 9 de setembro de 1939, dois dias após a inauguração oficial da PRI 8 Cultura, e desde então não saiu do ar.

São 70 anos ininterruptos no ar. Por isso, acredito eu, que a Resenha seja de fato o programa esportivo mais antigo do rádio brasileiro em atividade. Já fiz algumas pesquisas e não encontrei nenhum outro que estivesse tanto tempo no ar.

Por lá já passaram grandes nomes do rádio araçatubense como Líbero Bezerra de Lima, Vicente de Paulo. Também já passou pelo comando da Resenha Esportiva o grande Fiori Gigliotti na época de sua passagem por Araçatuba.

Atualmente o programa é apresentado por Pedro Pelosi, que já havia comandado o programa no início da década de 80. Durante anos a Resenha teve duas edições, uma às 11:30 e outra às 18:30, hoje temos apenas a edição das 18:30.

Na minha vida a Resenha Esportiva tem uma importância fundamental, pois foi através desse programa lá no final da década de 80 e começo da de 90 que aprendi a ouvir e a acompanhar notícia pelo rádio. E o resultado 20 anos depois está aqui, um 'maluco' que é 'apaixonadamente apaixonado' por rádio. A Resenha tem muita contribuição nisso.

Parabéns a todos que de alguma forma fizeram parte dessa história de 70 anos da Resenha Esportiva. Ao atual comandante Pedro Pelosi, e ao técnico de som Márcio Leandro 'Zaidan'. E para a Cultura AM por ter em sua programação algo tão valioso, torço para que vocês cuidem melhor dessa jóia rara do rádio brasileiro.

Abaixo você pode conferir a edição histórica de ontem.



A Resenha Esportiva pode ser ouvida aqui na região pelos 1340, ou através da internet pelo www.culturaam1340.com.br

3 comentários:

Anderson Augusto Soares disse...

Também acompanhei uma parte dessa história, sobretudo nos últimos 8 anos de existência da AEA.

No Resenha Esportiva, eu acompanhava as polêmicas que envolviam o nosso time.

Unknown disse...

Taí uma boa pauta para os outros veículos.

Anônimo disse...

::: Olá, Clemerson!

Vim convidar vc para o primeiro encontro da Companhia dos Blogueiros de Araçatuba. Será neste sábado (19), às 20h, na Secretaria de Cultura, na rua Anita Garibaldi, esquina com Duque de Caxias, no Centro.

Conto com sua presença para reforçarmos o grupo. Faz uma forcinha e passa lá, amigão!

Tem mais detalhes em http://www.blogdozemarcos.com/2009/09/1-encontro-da-cia-dos-blogueiros-vai.html