quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O azedo que faz bem, que traz o equilíbrio


Na última terça-feira, 22, o presidente Lula esteve no Rio de Janeiro para a entrega de mais um Prêmio Brasil Olímpico para os destaques esportivos de 2009. E como não poderia deixar de ser o presidente soltou mais uma de suas bravatas. Dessa vez o alvo foi os azedos da imprensa esportiva que segundo ele "são contra as coisas boas que o Brasil conquista" referindo-se sobre a conquista do Rio para sediar os Jogos Olímpicos de 2016.

Caro presidente, o problema não é o Jogos Olímpicos no Braisl, ninguém racional seria contra o seu país sediar um evento assim, o problema está no abuso de recursos financeiros para esta realização. Agora se ficar indignado com esses abusos é ser azedo, visto a carapuça e me considero um azedo também.

Fala do presidente "Existe um tipo de gente, que é tão azedo (sic) que nada que esse país faça as pessoas acham que esse país tem direito." Presidente, você... (posso chama-lo de você não é? Pra que tanta formalidade, afinal o senhor pode falar a palavra merda em discursos, chama-lo de você acredito ainda estar dentro do aceitável) a vida não é feita só do doce e do salgado, o amargo e o azedo também fazem bem para o equilíbrio das coisas, se existisse apenas o doce como você gostaria todos nós estaríamos hoje com diabetes.

É importante lembrar também que nessa mesma noite de entrega de prêmios e disparo de bravatas, você presidente reverenciou um azedo também, Cesar Cielo medalhista olímpico e recordista mundial de natação, você foi ao Rio para entregar a ele um prêmio, mas o mesmo Cielo em Pequim 2008 revelou que só conseguiu o ouro olímpico porque foi treinar nos Estados Unidos, já que aqui ele não tinha o apoio necessário. E agora Luiz?

Você também "reclamou" da falta de apoio das empresas na formação de novos talentos, que patrocinar atletas já consagrados é fácil, que na verdade "Ela não está ajudando, ela está explorando a imagem do atleta, eu quero ver é ela pegar o Zezinho aqui de Manguinhos e e transforma-lo em um atleta profissional, num atleta de elite e investir na sua preparação." Ora presidente como assim? E o governo não faz o mesmo? Você tem como ministro o maior arroz de festa do Brasil o Orlando Silva, ele que adora aparecer em todas as festividades de entrega de taças, e medalhas, mas até hoje não se tem uma política esportiva. O governo e o COB também não estariam "explorando a imagem desses atletas?

O Cielo é um bom exemplo disso, e o que falar do futebol feminino, esporte largado as traças por todas as autoridades incopetentes que deveriam ajudar. Chega a ser humilhante o sofrimento que essas meninas passaram e passam até hoje, mas na hora de um título panamericano, de uma medalha de prata olímpica, o que não falta é arroz de festa na hora da premiação,, estou de saco cheio disso.

Como não ficar azedo com notícias de superfaturamento em obras do PAN 2007, orçamento estourado, praças esportivas abandonadas, gasto de quase 1 BILHÃO de reais nas reformas do Maracanã, rejeição das contas do PAN no TCU. Situações bem salgadas para quem vê as coisas tudo tão doce não é?

E voltando a falar dos azedos e da importância deles. Presidente, você foi dos anos 70 pra cá a grande voz dos azedos em nosso país, o Lula sindicalista no ABC paulista não era nada doce, e graças ao seu "azedume" dessa época descobrimos várias coisas ruins que aconteciam. Por que agora tudo tem que ser doce? Lembre-se presidente, aprendemos a ser azedos com você, eu particularmente sou muito grato a isso (e aqui não é nenhum tipo de ironia que fique bem claro).

Então presidente, para termos um sabor mais palatável e verdadeiro e da liberdade de opinião, assim como você pediu na última campanha, deixe também os azedos trabalharem. Afinal, você já foi um de nós.

P.S: Aos lulistas desavisados, não sou partidário tucano e nem da estrela vermelha, já apoiei o Lula na primeira eleição ganha, e por isso sinto-me no direito de elogiar quando merecer e criticar quando for necessário, pois votei nele e tenho esse direito, então não me venham com opiniões partidárias aqui.

Nenhum comentário: