domingo, 21 de junho de 2009

39 anos da maior seleção da história


Há 39 anos o Brasil consquistava no México o Tri Campeonato Mundial de Futebol, foi uma preparação conturbada, com troca de técnico nas Eliminatórias onde João Saldanha foi retirado do comando para a chegada de Mário Jorge Lobo Zagallo.

No México várias alterações na equipe e posicionamento dentro de campo transformaram a seleção brasileira em ataque puro formado pelos maiores camisas 10 do futebol brasileiro na época. Rivellino 10 do Corinthians, Pelé 10 do Santos, Jairzinho 10 do Botafogo, Gérson 10 do São Paulo e Tostão 10 do Cruzeiro.
A equipe titular, um verdadeiro esquadrão veio para apagar definitivamente a trágica campanha na Inglaterra em 1966 onde o Brasil devido à desorganização da CBD - Confederação Brasileira de Desportos -. Na minha opinião a escalação titular da Copa de 70 com Félix, Carlos Alberto Torres, Piazza, Brito, Everaldo, Clodoaldo, Gérson, Rivellino, Pelé, Tostão e Jairzinho, deveria ser disciplina obrigatória nas escolas de todo o país, pois essa equipe se transformou na maior seleção e time da história do futebol mundial.

Ela venceu a Copa de 70 de forma invicta, e se não bastasse sendo invicta, venceu derrotando todos os seus adversários, e o craque Jairzinho entrou para a história também como único atleta a marcar gols em todos os jogos de uma Copa do Mundo, fato que rendeu a ele o apelido de Furacão da Copa.

A final foi contra a poderosa Itália, mas o esquadrão brasileiro não deu a menor chance aos italianos e goleou por sonoros 4 a 1.

A cobertura da imprensa nessa Copa foi marcada pelos pool de rádios e televisões que transmitiram o evento, como a tecnologia ainda não estava tão avançada várias rádios e tvs do Brasil se uniram para realizar uma mesma transmissão, as equipes trabalhando em conjunto.

O que selecionei para vocês leitores da Terra do Rádio foi alguns dos gols narrados naquela campanha pela equipe da Rádio Globo, as vozes que vocês ouvirão abaixo é de ninguém mais, ninguém menos que Waldir Amaral e Jorge Curi, ícones da história do rádio brasileiro em transmissões futebolísticas.



Aqui vocês podem conferir um especial feito por Ricardo Acampora editor da BBC Brasil que conta em mais detalhes a história da Copa do Méximo. É um áudio que vocês não podem perder de forma alguma, pois nele temos além da história dessa Copa, envolvimentos políticos da época da ditadura e depoimentos de altetas e quem fez parte daquela história, além da narração de vários gols, uma verdadeira aula de uma parte da história do Brasil, simplesmente imperdível.



Abaixo vocês podem conferir a relação completa dos atletas brasileiros na Copa de 70, e todos os resultados da Seleção naquela campanha.

Seleção brasileira:

Félix, Ado, Leão, Carlos Alberto, Zé Maria, Brito, Baldochi, Fontana, Wilson Piazza, Everaldo, Marco Antônio, Clodoaldo, Joel, Rivelino, Gerson, Jairzinho, Paulo César, Pelé, Dario, Tostão, Roberto e Edu.

"Todos juntos vamos pra frente Brasil, Brasil, do meu coração"

Resultados:

Grupo 3:

Brasil 4 X 1 Tchecoslováquia
Brasil 1 X 0 Inglaterra
Brasil 3 X 2 Romênia

Quartas-de-final:
Brasil 4 X 2 Peru

Semifinal:
Brasil 3 X 1 Uruguai

Final:
Brasil 4 X 1 Itália

Um comentário:

Unknown disse...

Apesar de ser mulher, sempre gostei de futebol, assistir aos jogos ao lado do meu pai e ouvir seus comentários sempre foi muito bom. Tudo o que ele falou sobre a Copa de 70 pude sentiu nas narrações que você selecionou. Foi uma deliciosa volta ao passado e um maravilhos post.