domingo, 17 de maio de 2009

A amizade de um Brasileiro


O ano de 2005 chegou, e a incerteza tomou conta da Rádio Toledo. Era o momento de recomeçar com uma equipe completamente diferente, pois nenhum membro de 2004 continuara no ano seguinte, cada uma das guerreiras seguiam novos caminhos, dos rapazes Bruno Meira se formava e tinha como objetivo ir para a capital, já o samurai Perama optou por se dedicar integralmente aos estudos naquele ano.

Precisavamos montar uma nova equipe, foi então que veio o maior processo seletivo da história do Curso de Jornalismo. A TV Toledo, a Assessoria de Imprensa e a Foto também buscavam seus novos membros. Na Rádio Toledo uma equipe de destaque, mas ainda no processo seletivo é chamado o nome de Alex Brasileiro, eis que se levanta no meio das dezenas de candidatos um ruivinho miúdo e ao olhar para a sua ficha a surpresa nos membros que estavam avaliando os candidatos. "Nossa será que esse miudinho tem jeito mesmo para o rádio?", pois era essa a opção escolhida por ele e destacada na ficha de inscrição.

Quando o garoto ruivinho recém saído do colegial senta-se a nossa frente e dispara suas primeiras palavaras, um susto em quem estava ali com ele. Que voz era aquela? Como podia voz tão potente sair daquela "coisinha miúda"? Um pouco de conversa sobre suas preferências, e já era o suficiente para estar aprovado de imediato.

Dois dias se passaram e o trabalho começara, uma boa conversa no estúdio com o nosso professor Paulo Napoli, a explicação das funções e o estilo de trabalho e todos estavam aptos a começar. É claro que pensei na hora, "já tenho o substituto para apresentação do Diário Toledo". Ao longo dos dias a dor de cabeça foi começando, pois o jovem Brasileiro em momentos descuidados tropeçava na leitura do roteiro do radiojornal, mas o curso do programa seguia.

Até que um dia o Diário Toledo sai de cena, o Brasileiro teve a oportunidade de apresentar a sua última edição. Com isso novos programas chegaram, a Era dos Espaços UniToledo, e o Brasileiro fazendo a edição esportiva do programa, descontrolado em alguns momentos tínhamos que podá-lo nos irritados comentários, as vítimas eram o "pobre" Rubinho Barrichello e todos os times que venciam o São Paulo, ahh esses estavam perdidos na mão do Brasileiro na segunda-feira.

Mas a dedicação que esse rapaz demonstrava era simplesmente cativante, isso fazia com que em muitas vezes fossem relevadas suas artes dentro do estúdio, no ar ou fora dele. A sua inteligência para assuntos técnicos foram primordias nas transmissões ao vivo fora da faculdade.

Outro fator que me comoveu muito ele protagonizou ao lado de mais outras duas pessoas, mas esta história vai ficar para quarta-feira quando falarei aqui de Rafaela Avelhenada, fechando assim o ciclo 2005. Afinal eu também preciso sobreviver de "ibope" as vezes não é verdade?

Mas voltando ao Brasileiro, ele como os outros se tornou mais que um "estagiário" para mim, e a minha identificação com esse rapaz aumentava cada dia mais. A nossa aproximação talvez tenha sido um pouco mais intensa pelo fato do trabalho danado que ele me dava, e isso gerou milhares de conversas.

Talvez por isso ele tenha sido protagonista do meu momento maior de ira com alguém na Equipe UniToledo nesses sete anos. Ele juntamente com os que estavam presentes no estúdio no momento, podem dizer como fiquei. E é como sempre digo, quem gosta não passa apenas a mão na cabeça, quem gosta cobra, fica emputecido, irado, não porque quer desmerece-lo em público, mas muito pelo contrário, é o querer bem. Acredito que aquele episódio foi um divisor de águas em seu comportamento arisco.

Em 2007 dias antes de irmos para mais uma cobertura da Expô, a notícia que me pegou de surpresa. O Brasileiro tinha sido chamado para estagiar na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Birigui, apesar de já esperar por isso, afinal esse é o nosso trabalho por lá, preparar todos para o mercado de trabalho, aquilo me abalou, mas ele em mais uma nobre atitude me garantiu que só iria para o logo estágio depois de encerrada a Expô, mesmo contrariando um desejo do seu novo local de trabalho.

Ele se manteve lá, firme e forte na sua dedicação e empenho que o sempre marcaram em dois anos e meio ali com a gente. No último dia de transmissão da Expô preparamos uma surpresa para ele com depoimentos de vários amigos da equipe e da faculdade, professores também deixaram sua mensagem para o Brasileiro.

Confesso que foi o momento mais comovente que já tive ali dentro nesses sete anos, pois ao ouvir a reação dele com o que cada um de nós diziamos para ele, e depois suas palavras, não tinha mais dúvida alguma conseguimos fazer a diferença. Quem esteve lá naquele dia notou, o stand UniToledo parou para acompanhar a despedida sde um Brasileiro raçudo.

Vocês podem conferir abaixo um pouco desse sentimento nas próprias palavras do Alex.



Hoje ele é o Assessor de Imprensa da Prefeitura de Birigui, foi contratado assim que se formou, e assim a Rádio Toledo se orgulhou de ver mais um de seus membros no mercado de trabalho. E para mim restou o companheirismo, a cumplicidade e a amizade de um Brasileiro.

3 comentários:

Márcio Bracioli disse...

Grande Brasileiro. Esse cara é um parceirão. O que dirá nossa celebre parceria no Stress de Galo Cansado! A melhor banda de todos os tempos....

Diego Fernandes disse...

Alex Brasileiro é foda! Trabalhador pra caramba, engraçado demais, e meu amigo!

Zé Roberto disse...

Nessa época eu ainda não conhecia o Alex. Formei-me na turma seguinte à dele e pouco tínhamos contato durante o curso. Nos tornamos amigos após a faculdade, já no mercado de trabalho: ele como assesssor da prefeitura de Birigui e eu repórter da Pérola FM...aos poucos foi nascendo um entrosamento fora do normal, os assuntos e interesses eram os mesmos, e eu percebi q ele era um cara gente fina pacas. Depois ele trabalhou comigo na própria rádio (onde ele continua até hoje, mas eu saí há 7 meses), trabalhamos juntos no nosso projeto e tbem na Rádio Leão. O Alex é um cara q eu guardo no coração pq eh parceiro, se vc precisa d alguma coisa ele dá um jeito pra conseguir....sinto mto sua falta meu irmãoooo e logo logo vamos tomar umas pra relembrar os velhos tempos!! Grande abraçoo, Zeh