sábado, 10 de janeiro de 2009

Ser um fanático por rádio é ser um fanático por futebol




O rádio sempre teve uma ligação e identificação muito grande com o esporte, mas se engana quem pensa que desde o início esse casamento entre rádio e o esporte mais praticado no Brasil, o futebol, aconteceu. Lá na metade da década de 20 onde o rádio ainda dava seus primeiros passos em nosso país, dificilmente se ouvia falar de futebol, era muito raro mesmo, vez ou outra alguns resultados de maior expressão eram noticiados.

Por incrivel que parece os esportes que tinham a preferência eram o golfe e o turfe, transmissões inteiras eram feitas desses esportes, enquanto o futebol era renegado a terceiro plano. Podemos conferir neste primeiro áudio, alguns segundos da transmissão direto do Jockey Clube de São Paulo, da rádio PRF-4 Jornal do Brasil com Theófilo de Vasconcelos, narrador e chefe do departamento de turfe da emissora.







No ano de 1931 começam as primeiras transmissões de futebol. A primeira transmissão que se tem notícia em São Paulo, foi no jogo entre as seleções de São Paulo e do Paraná, no dia 19 de julho de 1931, narrado por Nicolau Tuma, pela rádio Educadora Paulista. Com isso a situação passou a mudar e em pouco tempo o futebol tomou conta da maioria dos prefixos radiofônicos.

É também pela Educadora Paulista que conferimos no próximo player, segundos de uma transmissão de amistoso internacional de um combinado paulista com o Bologna Football Club da Italía. A partida aconteceu em 1934 e foi irradiada por Armando Pamplona.







Desde então o rádio contribuiu para que o futebol se tornasse essa paixão nacional, criando assim por todo o país milhares de fánaticos por futebol. Durante décadas a febre se tornou tão grande que vários programas sobre futebol tomaram conta das grades das rádios.

E hoje escolhi um deles para representar toda essa paixão pelo futebol. É o Fanáticos por Futebol da Rádio Bandeirantes AM de São Paulo. Apresentado pelo sensacional jornalista Marcelo Duarte e com a coordenação e produção de Wellington Alves, o Fanáticos por Futebol tem 30 minutos de duração e vai ao ar de segunda a sexta a partir das 22h, exceto quando há jornada esportiva.

O conteúdo do programa é feito com entrevistas, testes, hinos e curiosidades sobre o futebol do presente e do passado. É uma excelente opção para quem quer acompanhar situações do futebol que jamais imaginou saber.

Realmente se você é um doente, doido, roxo, maníaco, pirado, maluco, tarado por futebol, não pode perder o Fanáticos por Futebol. Pela Rádio Bandeirantes 840 em São Paulo capital, ou pelo site www.radiobandeirantes.com.br

Confira agora um trecho do programa Fanáticos por Futebol




6 comentários:

Anônimo disse...

Fanáticos por Futebol, costumava acompanhar esse programa quando era transmitido aos domingos, antes do programa de perguntas e respostas do Sílvio Luiz. Pra quem gosta de futebol, realmente um programa interessantíssimo, que traz curiosidades inimagináveis até. Sempre no comando do grande Marcelo Duarte! Clemerson, muito legal esse áudio da transmissão de turfe, nem sei que esporte é esse, mas tudo bem, tá valendo. Abraço!

Anônimo disse...

Clemerson Mendes. Parabéns por estar lembrando deste grande programa apresentado pelo excelente Marcelo Duarte. Faz um bom tempo que acompanho a programação, ou melhor, as programações da RB tanto no esporte como em outros segmentos são sensacionais. E para nós que somos como diz o Marcelo Duarte no começo do programa doido varrido, tarado, doente, obsecado, maluco, fanático por futebol, vale a pena ouvir. Parabéns e saudações!!

Anônimo disse...

Oi! Achei seu blog! Já ad aos meus favoritos.

Bjs,

Disciplina de Radiojornalismo disse...

A transmissão do turfe é uma preciosidade mesmo, e o Fanáticos por Futebol uma lição pra todos nós.

Disciplina de Radiojornalismo disse...

Ivan, somos malucos mesmo né? Hhuaahuhuahu

Anônimo disse...

Oi Fabricia, obrigado, beijos!!!