quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Vicente de Paulo e Resenha Esportiva uma história de 18 anos




O dia 30 de dezembro de 2008 marcou a despedida do radialista Vicente de Paulo da apresentação do programa Resenha Esportiva. Por 18 anos ele ficou no comando da Resenha, que foi o programa pelo qual aprendi a gostar de ouvir notícia no rádio. Agora ele começa um novo trabalho na Jovem Luz Jovem Pan de Araçatuba, onde passa a apresentar a edição regional do Jornal de Esportes.

A história dele com a Resenha começa já com a sua chegada em Araçatuba, em março de 1990 para ser o narrador titular da Cultura AM 1340, e automaticamente foi convidado para comandar a Resenha. Sua primeira apresentação ocorreu em 17 de março, e naquele tempo a Resenha ia ar em duas edições, uma na tradicional hora do almoço, e a segunda edição já no final da tarde antes da Voz do Brasil.

Como eu já disse acima, foi através da Resenha Esportiva e da voz de Vicente de Paulo que tive o primeiro contato com um noticiário esportivo radiofônico, e o que sempre me chamou muito a atenção foi o espaço dado ao esporte local e regional. Mas depois o interesse pelo segmento aumentava e eu passei a ouvir não só pelas notícias, mas para prestar atenção na forma como o programa era conduzido.

Foi com a chegada do Vicente que a Resenha Esportiva passou a ter uma flexibilidade maior com outras modalidades esportivas principalmente as de nível nacional e internacional, a Fórmula 1 é um bom exemplo disso. Creio que isso também contribuiu para a minha afeição pelo programa.

Sobre o Vicente, o que mais me marcou nessa história dele com o programa foi a forma clara, objetiva e com uma entonação tecnicamente perfeita como ele transmite a informação. Sem querer ou precisar fazer média, com certeza absoluta ele tem a melhor entonação para ler uma notícia que já acompanhei aqui no rádio regional.

A história entre Vicente e Resenha Esportiva teve um fim, ou uma pausa, agora no final do ano passado. Mas o programa continua firme e forte agora com a apresentação de Pedro Pelosi, que já fazia parte do programa, e também já o comandou por três anos na década de 80, mas isso é assunto para um futuro post, já que a Resenha Esportiva completa agora em 2009 70 anos no ar, sendo assim o programa esportivo mais antigo do rádio brasileiro, e com certeza ao longo do ano será pautado outras vezes aqui na Terra do Rádio.

Você que ficou interessado em acompanhar a Resenha e é da região de Araçatuba pode sintonizar seu rádio no prefixo 1340 AM da Cultura, ou então você que está mais distante pode acessar o site www.culturaam1340.com.br .

E quem quiser acompanhar o novo trabalho do Vicente, pode encontrá-lo de segunda a sexta às 18h no Jornal de Esportes da Jovem Luz e no Bolão da Pan aos sábados 11h da manhã. Confira abaixo um trecho da última Resenha Esportiva com Vicente de Paulo.

A partir de agora a equipe mais vibrante e atual vai falar em esportes... Resenha Esportiva!!!




18 comentários:

Anônimo disse...

"A Cultura vai falar em esportes"! Grande prazer agora de trabalhar ao lado do Vicente, além de bom profissional com um currículo invejável, um cara boa praça e amigo de todos. Seja bem-vindo à equipe esportiva da Jovem Luz Vicente! Muito bom o texto Clemerson, sei como você estava agoniado com o possível fim da Resenha, mas por hora, ela está "a salvo" com o Seu Pedro! Aliás, boa sorte pra ele agora sozinho no comando do programa!

Anônimo disse...

Grande Clemerson. Sempre quando tinha a oportunidade, eu ouvia o Resenha Esportiva comandado por este grande profissional, mas não sabia de nenhum destes detalhes sobre o programa e a despedida dele da Cultura AM, mas tenho certeza que este seu novo trabalho irá fazer grande sucesso como a Resenha. Parabéns pelo texto, sempre com bom conteúdo, onde os amantes pelo rádio, assim como eu, possam se interagir melhor e conhecer também um pouco das rádios regionais!
Abraços

Anderson Augusto Soares disse...

Nos grandes momentos (já os houve!) da AEA eu acompanhava o Resenha Esportiva. O Vicente é mesmo um grande locutor e o Pelosi o comentarista mais pacífico e racional.

Vamos torcer pra que um time de Araçatuba chegue à Primeira Divisão no futebol, para que o interessde pelo esporte regional aumente.

Ainda que o Volei Futuro esteja nos representando bem.

Está ótimo o blog, Clemerson. Agora eu não mudaria nada.

Ps. E já que você foi o primeiro patrocinador da monografia (o livreto), retribuí sendo o primeiro comentarista do teu blog.

Anônimo disse...

::: O Vicente é um grande amigo e um mestre. Trabalhava na Cultura AM quando ele chegou à emissora. Tive a oportunidade de trabalhar ao seu lado e gravar a vinheta oficial com seu nome, que sempre usou nas narrações. Desejo toda sorte do mundo em seu novo desafio, amigão! E parabéns pelo blog, Clemerson! Conte sempre com as visitas deste seu fã!

Cláudio Henrique disse...

Cara, Vicente foi um dos grandes impulsos pra eu ouvir rádio. Quando o conheci fiquei mo emocionado. Pedro Pelosi e ele sao lendas vivas. Abração, cremis.

Anônimo disse...

VICENTE DE PAULA é um profissional super competente, tive o prazer de conhecê-lo quando fiz curso de RADIALISTA/SENAC em 2003 ...

Tudo bem que eu não dominei as técnicas passadas por ele, mas só por poder absorver um pouquinho de seu conhecimento foi válido ...

Parabéns pelo blog, Clémerson, entrei nesse mundo e o acompanho sempre ... valeu, abraços !!

Disciplina de Radiojornalismo disse...

Pois é Diego, sorte mesmo a sua ter ao seu lado a experiência do Vicente, o Seu Pedro continuará tocando a Resenha assim como ele fazia lá no começo da década de 80. Sobre de todos nós, e sorte de Araçatuba que pode ainda continuar com o programa esportivo mais antigo do rádio brasileiro.

Disciplina de Radiojornalismo disse...

Ivan, somos todos privilegiados em pode acompanhar um profissional como o Vicente e um programa como a Resenha Esportiva.

Disciplina de Radiojornalismo disse...

Com certeza Anderson, o futebol ficando forte de novo, a procura por ouvir nossos programas radiofônicos aumentarão.

Disciplina de Radiojornalismo disse...

Você realmente foi um sortudo Zé em ter tido a oportunidade de trabalhar com o Vicente, e estando na Cultura, também teve a sorte de companhar de perto a Resenha, eita homem de sorte!

Disciplina de Radiojornalismo disse...

Pois é Cláudio imagino a sua satisfação em conhecer uma pessoa como ele.

Disciplina de Radiojornalismo disse...

você foi um previlegiado Brunão em receber instruções e dicas de uma pessoa como o Vicente, e pode ter certeza que você de alguma forma conseguiu sim adquirir.

Diego disse...

Clemerson, parabéns pelo blog. Como nunca tive o hábito de acompanhar rádio - além das transmissões de jogos do tricolor -, esse seu espaço servirá para eu abandonar um pouco da minha ignorância abundante sobre o assunto. Abraços.

Eduardo Martinez disse...

Até que enfim se rendeu aos blogs heim senhor Clerms. Legal, já está linkado.

Disciplina de Radiojornalismo disse...

Opaa.. valeu Tião!!! Que bom que posso ajduar de alguma forma com os relatos postados aqui.

E saiba que tamanha é a minha ignorância sobre Cinema que através de seus textos passo a prestar um pouco mais de atenção nessa àrea.

Disciplina de Radiojornalismo disse...

Pois é Du... me rendi hehehehe
Espero ter fôlego por muito tempo. :)

Anônimo disse...

Grandeeeeeeeeeeee Vicente... o professor que tentou fazer com que eu aprendesse locução esportiva... eu ainda chego lá! Bjs pra ele e boss, parabéns pelo blog... está maravilhoso!!!

Disciplina de Radiojornalismo disse...

Mais um talento você vai descobrir é Nah? heheehhe Obrigado pelo carinho meu bem.