segunda-feira, 8 de junho de 2009

Há 3 anos fechavam-se as cortinas torcida brasileira


No dia 8 de junho de 2006 o rádio esportivo brasileiro perdia o seu mais romântico locutor esportivo, Fiori Gigliotti, o moço de Barra Bonita nos deixou aos 77 anos e foi morar no céu. Desde então as cortinas do espetáculo nunca mais se abriram com tanta magia e encantamento, ele que sempre encerrava suas jornadas esportivas com o quadro "Cantinho de Saudade" onde de uma forma bem poética homenageava os jogadores já falecidos, agora recebe a nossa homenagem.

Aos 19 anos o garoto Fiori dava seus primeiros passos no rádio na cidade de Lins interior de Sâo Paulo na Lins Rádio Clube, ele pasosu também aqui por Araçatuba onde narrava pela Cultura AM 1340 as partidas do São Paulo de Araçatuba, e comandava o programa esportivo Resenha Esportiva.

Fiori fez parte de uma estirpe rara de locutores esportivos, um tipo de locutor que provavelmente não encontraremos mais no rádio brasileiro, Fiori foi único, será único. Foram 13 Copas do Mundo que contaram com sua genialidade, pelas grandes rádios de São Paulo ele passou por Jovem Pan, Bandeirantes, Record, Tupi e Capital.

Foi um mestre também na criação de bordões, quem nunca ouviu "Apita o árbitro e abrem-se as cortinas torcida brasileira", ou então "O teeeemmmmpooooo paaaassaaaa", "Seguuuura com firmeza". Com certeza se você não ouviu alguns desses bordões do próprio Fiori, já ouviu alguém reproduzindo, pois são frases que estão eternizadas no rádio brasileiro.

Eu nunca fui de ficar abalado ou estérico ao ver e encontrar alguma personalidade importante, um ídolo, ou algo do gênero, sempre consegui tratar a situação com a maior naturalidade possível. Mas naquele maio de 2004 quando Fiori Gigliotti esteve no Centro Universitário Toledo para uma conversa com os alunos de jornalismo foi tudo diferente.

Quando a nossa coordenadora Rosangela Marçolla trouxe o Fiori ao meu encontro para conversarmos, pois ela sabia da minha admiração por ele, tive ali um dos melhores momentos da minha vida, mas minutos depois senti também um dos piores. Fiquei completamente travado, paralizado, não conseguia conversar com ele, as únicas palavras que sairam da minha boca foram "Não acredito que este momento está acontecendo" todo arrepiado ainda disse "Obrigado por tudo, obrigado por ser quem você é", depois disso não saiu mais nada, não me perdoo por isso até hoje, tive ali na frente a chance de ter uma baita conversa com Fiori Gigliotti e não consegui falar.

Mas se as palavras não sairam, uma coisa eu posso dizer. Eu dei um abraço em Fiori Gigliotti.

Outra alegria é ter tido uma entrevista dele ao nosso Diário Toledo, a reportagem na época foi feita por João de Paula e vocês podem conferir abaixo.



Muitas homenagens foram e serão feitas esta semana para o Poeta da Bola, uma delas vocês podem conferir abaixo na homenagem da Rádio Capital e de Adriano Barbiero ao nosso Fiori.



Ele foi embora torcida brasileira, empobrecendo os estádios, os espetáculos e deixando tristeza e deixando saudade. Ele não pode ser esquecido, ele merece ser lembrado, vai ficar por todo o sempre incrustado na ternura e na sinceridade do nosso Cantinho de Saudade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola
Sou fa incondicional do Narrador Fiori Giglioti, o maior narrador esportuivo em todos os tempos de minha opinião
Gostaria muito de saber se alguem p0ode me ajudar a conseguir o nome da musica tema do programa Cantinho da SAUDADE